>

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Alternativa: limpe a casa com produtos caseiros

Produtos de limpeza comercial são eficazes, mas contêm substâncias químicas fortes e podem exalar gases nocivos. Produtos de limpeza ecológicos usam ingredientes domésticos e são menos agressivos às mãos, às superfícies e ao meio ambiente. Conheça os cinco coringas da limpeza caseira, de acordo com Cynthia Townley Ewer, autora do livro Acabe com a Bagunça. Ao lado, clique na nossa aba e aprenda quatro receitas de produtos de limpeza caseiros.

Vinagre de vinho branco diluído: o vinagre de vinho, levemente ácido, dissolve sujeira, resíduos de sabonete e depósitos minerais, e é bastante suave para ser usado em solução para pisos de madeira. O vinagre de vinho branco é um desodorante natural, absorvendo os odores em vez de encobri-los. (E seu banheiro não ficará cheirando salada). Como não tem corantes, não mancha o rejunte das superfícies revestidas. Como ele dissolve os resíduos de detergente, também é um ótimo substituto do amaciante para famílias de pele sensível. Na cozinha, use com um borrifador e diluído em água para limpar bancadas e a sujeira leve do forno. No banheiro, ele é eficaz na pia, piso, no lado de fora da privada e paredes do box.

Vinagre de vinho branco não diluído: usado diretamente da garrafa, o vinagre de vinho branco resolve com rapidez problemas como resíduos de sabão. Use-o para limpar a parte interna da privada. Antes de começar, despeje um balde de água na privada para forçar a água e escoar e permitir acesso aos lados. Despeje o vinagre e esfregue com uma escova própria. Limpar chuveiros entupidos de resíduos também funciona com o vinagre. Basta colocar de 60 a 120 ml num saco plástico e envolver o chuveiro com o plástico, prendendo com um elástico. Deixe por duas horas ou durante a noite. Depois é só enxaguar e lustrar com um pano.

Bicabornato de sódio: a ação abrasiva e as propriedades desodorizantes naturais do bicabornato de sódio fazem dele um substituto poderoso para os saponáceos. Polvilhe-o numa esponja úmida para limpar manchas da banheira, esfregar a pia do banheiro ou remover resíduos de comida na pia da cozinha. Para as sujeiras mais difíceis, faça uma pasta com o bicabornato e água, aplique no local e deixe por 20 minutos. A sujeira vai amolecer.
Álcool isopropílico: o álcool isopropílico fornece a base para um limpador volátil semelhante ao limpa-vidros comerciais. Use-os em janelas, espelhos, cromados e para dar brilho em pisos de cerâmicas e ladrilhos.

Amoníaco: o amoníaco é uma solução alcalina para receitas mais fortes de limpa-vidros e desengordurantes do que o vinagre, que é ácido. Escolha um tipo que não faça espuma (a espuma parece funcionar, mas é difícil de enxaguar e remover).

Sem comentários:

Enviar um comentário