>

domingo, 13 de fevereiro de 2011

amamentaçao...

A amamentação prolongada pode proteger contra a leucemia infantil

Pesquisas anteriores mostraram uma ligação entre amamentação e redução do risco de leucemia infantil, no entanto, um novo estudo revela que a amamentação a longo prazo pode diminuir o risco de leucemia e linfoma ainda mais do que o aleitamento materno por apenas alguns meses.

O estudo mostrou que a amamentação por menos de seis meses esteve associada com odds ratio de 2,79 para a contratação de uma malignidade lymphoid em comparação com as crianças amamentadas mais de seis meses.

Pesquisadores da Universidade Emirados Árabes Unidos, em comparação com 117 crianças com diferentes tipos de linfoma e leucemia que foram tratadas no mesmo hospital entre 1983 e 1997 a um grupo controle de 117 membros de crianças saudáveis pareados por idade e sexo. Todas as crianças do estudo foram beduínos árabes.

Um relatório sobre as descobertas dos pesquisadores aparece na edição de janeiro de 2001 do European Journal of Cancer. Os pesquisadores dizem que, com este estudo e outros, o efeito protetor da amamentação contra mais de leucemia infantil e linfomas é agora mais firmemente estabelecida.

Fonte: European Journal of Cancer, 37:234-238.
Prolonged Breastfeeding May Protect Against Childhood Leukemia
www.breastfeeding.com

Sem comentários:

Enviar um comentário